Quanto Mofo!

Quando surgiu o Perfume????



No Egito nasceu a arte da elaboração do perfume. Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte, logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.
A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que pararam de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações, de comida e de unguentos.
O químico árabe, Al-Kindi (Alkindus), escreveu no século IX um livro sobre perfumes chamado Livro da Química de Perfumes e Destilados. Ele continha centenas de receitas de óleos de fragrâncias, salves, águas aromáticas e substitutos ou imitações para droga caras. O livro também descrevia cento e sete métodos e receitas para a perfumaria, inclusive alguns dos instrumentos usados na produção de perfumes ainda levam nomes árabes.

Quando surgiu o batom????
O uso do batom é um dos hábitos mais antigos entre as mulheres. O costume de colorir a boca nasceu no Egito, com a rainha egípcia Nefertite, mil anos antes de Cleópatra vir ao mundo no ano 70 a.C.• Para deixar a boca mais bonita, as garotas egípcias usavam pigmentos extraídos de plantas, de rochas ou mesmo de frutos como amoras.
• Já as meninas gregas apelavam para uma raiz vermelha chamada polderos, que depois de triturada era misturada com mel para deixar os lábios brilhantes e úmidos.
• No século 13 (1200 a 1299), um monge italiano da cidade de Piza descobriu o carmim de Cochinella, pigmento vermelho que não dissolvia em água.
• Mas foi no início do século XX que Rhocopis, um perfumista francês, inventou o batom em bastão, uma massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota (mexerica) e limão vermelho, muito macio devido à gordura de cervo.


Beijos...